When I need you - Celine Dion

Arranjuez Mon Amour - Nana Mouskouri

22.6.07

Moldados pelo lugar...onde nascemos ou vivemos...


MOLDADOS PELO LUGAR...




Olá,



hoje, inadvertidamente, enquanto tomava o café com a " Mulher " que partilha a minha vida e " atura " as minhas loucuras, ocorreu-nos este pensamento: nós somos moldados pelo lugar onde nascemos ou vivemos e é verdade.

Numa rápida viagem no tempo e vasculhando no espólio da minha reminiscência, descobri protótipos dessa influência determinante.
Num olhar de lince da minha memória, vi cintilar à minha frente dois " irmãos " que, nascendo no mesmo lugar, mas vivendo em latitudes bem diferentes, estão nos antipodas do comportamento humano...

Perante tantos exemplos, parece-me óbvio que o meio onde vivemos têm mais influência e é mais determinante para a construção humana e para a nossa legenda pessoal que os laços do sangue da nossa herança genética.

E isto, num fulgurante regresso ao passado,levou a justificar o porquê da frieza e do egoísmo europeus, comparados ao calor e ao altruísmo das gentes que povoam os trópicos, onde as temperaturas propriciam outro modus vivendi.

Senão vejam e respondam a estas perguntas:

porventura, alguma vez pensaram de quantos dias de sol ou de calor usufrui ao longo da vida um europeu ou um nórdico e um sul-americano, por exemplo?;

além disso, também já reflectiram no calculismo e na desconfiança que deviam sentir os povos que foram hostilizados pelos invasores bárbaros e pelas longas hivernias, que os obrigavam a sobreviver com a espada sobre a cabeça, quer temendo pelos ataques selvagens, quer temendo a falta de víveres para os " cercos " cíclicos com que a fatalidade os brindava..., enquanto que os ditos " indígenas " do novo Mundo viviam livres e abençoados pela mãe natureza que todos os dias do ano oferecia os mais suculentos manjares...: enquanto aos primeiros tudo lhes era exigido para sobreviver, aos últimos nada lhes pedia para viver...

Parece-me óbvio que meio ambiente e social é mais preponderante na " construção " humana que a herança genética e que, no fundo, somos os reflexo e a exigência dos outros...

Espero que estes " pensamentos " nos ajude a " compreender " melhor a essência humana...

Um beijo e / ou um abraço

Luis MP, Luxemburgo

LUD
MacMartinson

Sem comentários: